Artigos On-line

Para leitura externa

Welcome-à-era-da-incerteza

Welcome à era da incerteza

Uma reflexão antropolítica sobre um futuro global

Resumo

“Welcome à era da incerteza” é uma reflexão sobre a complexidade da política global, que se tornou o traço essencial da maioria das abordagens antropopolíticas. No entanto, ainda não foi objeto de uma abordagem filosófica que a inscreva num discurso de fundamentação ou de fixação epistemológica. Centramos a nossa atenção na consciência ecológica e, como mostramos neste texto, a consciência ecológica encontra simultaneamente, de uma forma global e central, o problema da natureza como natureza, o da sociedade como sociedade e o da humanidade como humanidade. Desta forma, podemos complexificar uma política planetária através de uma pluralidade de desafios.

 

PENA-VEGA, Alfredo. Welcome à era da incerteza. Disponível em: <https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=welcome-a-era-da-incerteza>. Acesso em: 27 set. 2023.

Textos em PDF

Para download gratuito

Criatividade, Adversidade e Justiça

Criatividade, adversidade e justiça social

Apresentamos a “Coletânea Tecido em Criatividade” neste que é o seu primeiro livro sob o título “Criatividade, Adversidade e Justiça Social”.

Este volume, organizado pelas investigadoras Jéssica Cabrera Cuevas, Cristina Costa-Lobo, Carla Luciane Blum Vestena e Juliana Berg, assume-se como sendo resultado de parceria longa e profícua entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade de Brasília (UNB) no Brasil, a Cátedra UNESCO de Educacíon para la Justícia Social da Universidad Autónoma de Madrid (UÁM) na Espanha, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Brasil, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) do Paraná no Brasil, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) de Portugal, a Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC) por meio da Universitat de Barcelona na Espanha, o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB) em Angola, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário(CESPU), a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Externato Santa Clara/Academia Beatriz Ribeiro, a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) em Portugal e o Laboratório de Psicologia Educacional (LAPE) no Brasil.

Criatividade, adversidade e justiça social. Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo, Jessica Cabrera Cuevas – organizadoras. Coletânea Tecido em Criatividade. Volume 1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.

 

Criatividade, Adversidade e Justiça

Criatividade e desenvolvimento humano. Série Tecido em Criatividade – Volume 2

Este é o primeiro volume da Coletânea Tecido em Criatividade que traz a importância do pensar sistêmico e complexo na sociedade contemporânea a partir da criatividade.

Este livro une pesquisadores de vários países no intuito de fortalecer a ciência em cooperação internacional única, oferecendo arcabouço teórico e científico robusto para ciência educacional.

Organizadoras: Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo e Verónica López Fernández

Criatividade, diversidade e educação. Série Tecido em Criatividade - Volume 3

Criatividade, diversidade e educação. Série Tecido em Criatividade – Volume 3

Este é o terceiro volume da Coletânea Tecido em Criatividade que traz a importância do pensar sistêmico e complexo na sociedade contemporânea a partir da criatividade.

Este livro une pesquisadores de vários países no intuito de fortalecer a ciência em cooperação internacional única, oferecendo arcabouço teórico e científico robusto para ciência educacional.

Neste terceiro volume oferecemos a reflexão relativa à criatividade e a diversidade no processo educacional revelando ser essa uma tríade que se retroalimenta em evolução continua e poderosa.

Organizadoras: Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo, Maria Dolores Fortes Alves e Marlene Zwierewicz

Criatividade, educação e inovação social. Série Tecido em Criatividade - Volume 4

Criatividade, educação e inovação social. Série Tecido em Criatividade – Volume 4

Neste quarto volume oferecemos a reflexão relativa à criatividade, educação e a inovação social na construção de novos modos de saber e fazer sensíveis às demandas atuais.

São abordadas temáticas como a responsabilidade social e ambiental, assim como são oferecidas novas estratégias educacionais para competências solicitadas no mundo cada vez mais tecnológico, globalizado e diverso.

Organizadoras: Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo

Criatividade e educação nas altas habilidades-superdotação

Criatividade e educação nas altas habilidades/superdotação

Neste quinto volume oferecemos a reflexão relativa às altas habilidades/superdotação com artigo do professor Doutor Joseph S. Renzulli, pioneiro em educação de superdotados, nomeado pela American Psychological Association como um dos 25 psicólogos mais influentes do mundo.

Recentemente recebeu o Prêmio Harold W. McGraw, Jr. de Inovação em Educação, considerado por muitos como o “Nobel” para educadores, e foi consultor da Força-Tarefa da Casa Branca para Educação de Superdotados e Talentosos.

Somado a ele são apresentadas pesquisas brasileiras premiadas e estudos advindos de pesquisadores da ANEIS de Braga em Portugal, instituição portuguesa modelo de entidade com foco no apoio de crianças, jovens e a suas famílias nas múltiplas áreas de capacidade e atividade humana – intelectual, motor, acadêmico, social, artístico, mecânico e emocional – tendo em vista o desenvolvimento integral, a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social e escolar.

Além dessas, trazemos a importância relativa a Fazenda Rosário no Brasil, iniciativa de Helena Antipoff que chegou ao país em 1929, assim como questões educativas, afetivas e cognitivas são abordadas na intenção de ampliar o conhecimento científico em cooperação internacional para que a superdotação/ altas habilidades participe em inclusão e possa ser compreendida em toda sua diversidade.

Organizadores: Juliana Berg; Carla Luciane Blum Vestena; Cristina Costa-Lobo; Alberto Rocha

Prof. Dr. Alfredo Pena-Vega_02

Prof. Dr. Alfredo Pena-Vega

Pensamento Complexo e Educação

POUR UNE UTOPIE RÉALISTE DE TERRE-PATRIE

par

ALFREDO PENA-VEGA

Il suffit de regarder les hommes en face pour savoir ce qu’ils valent… (Francisco Coloane, Terre de Feu). À J…

L’expression Terre-Patrie continue à être perçue comme un oxy more et sa relation (au monde) demeure toujours strictement écono mique (Leopold 2019). Or, cette Terre est d’abord un lieu impossible, un lieu inattendu (Morin 1993). Selon Morin, l’homme est un acci dent de l’histoire de la Terre dont il représente, avec tous les cer veaux qui la couvent, une « psychosphère » vulnérable, et peut-être unique. Moment de rupture, fragile, parce que l’histoire de la Terre se poursuit avec son centre en ébullition, sa croûte en mouvement tectonique, son écologie en changement continu, subissant l’inci dence de l’activité humaine et la « menace damocléenne » représen tée par le feu nucléaire, la pollution de l’air, de la terre et de l’eau (Guattari 2016). Dans cette ère planétaire, jamais l’homme n’a été aussi près de sa ligne de faille, fragile donc, près de la catastrophe, voire de l’abîme. Désormais, cette fragilité, qui nous a été rappelée par une multitude de crises, s’inscrit dans un constat qui s’impose à nous. Nous aurions davantage conscience de « perdre la Terre » pour paraphraser métaphoriquement le livre de Nathaniel Rich (2019).

 

Tese_Fabrício_Ribeiro_2021

Docência e Consciência a partir do Pensamento Pedagógico de Maria Cândida Moraes

A investigação tem como problemática central a docência instrucionista ainda tão presente nas práticas de ensino e aprendizagem, tendo como ponto de partida a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018 e os resultados expressos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no período de 2005 a 2017, bem como a metáfora da “gaiola” para situar os limites do instrucionismo sob o prisma ontológico, epistemológico e metodológico. Essa problemática é iluminada, de partida, pela transdisciplinaridade e pelo pensamento pedagógico da educadora-autora Maria Cândida Moraes, pioneira nos estudos e pesquisas em torno da temática “docência transdisciplinar”.

Referência: RIBEIRO, Fabrício de Oliveira. Docência e consciência a partir do pensamento pedagógico de Maria Cândida Moraes. 2021. 387 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.

Posibles, Aún Invisibles

Edgar Morin y el realismo de la utopía: los siete saberes y la Agenda 2030

Los siete saberes

Necesarios para la educación del futuro

Os Sete Saberes

Necessários à Educação do Futuro

Prosa, Poesia, Saberes e Sabedoria

Em Tempos de Pandemia

100 Años Edgar Morin

Humanista Planetario

Edgar Morin - 100 Anos

No acervo do Fronteiras do Pensamento

Edgar Morin e o pensamento complexo

Revista do Instituto Humanitas Unisinos

Dicionário

 Rumo à Civilização da religação e ao Bem-viver

Diários de um caminhante

Palestra proferida por ocasião do lançamento da coleção DIÁRIOS DE EDGAR MORIN – Edições SESC

Anais - Encontro Internacional

Para um Pensamento do Sul

Tornar a Terra habitável

Edgar Morin, Peter
Sloterdijk ; tradução Edgard de Assis Carvalho, Fagner França. Natal, RN : EDUFRN, 2021

Edgar Morin: Homem De Muitos Séculos

Um Olhar Latino-Americano

Se eu fosse candidato ... por Edgar Morin

Tradução
Profa.Maria Lucia Rodrigues
PUC/SP – 2007

Actu 131 Morin Spécial 2021 - Pena-Vega

Récit d’une quête de liberté, après l’exclusion du Parti communiste,
par le «désembouteillage idéologique», l’autoréflexion
et l’ouverture à un nouvel horizon d’attente.

Edgar Morin: Educação e Cultura

Abertura do Seminário Internacional de Educação e Cultura – SESC Vila Mariana, agosto/2002 – São Paulo