Curso Filosofia e outros saberes: Dialogando com Edgar Morin

Professor Convidado:

Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri*

Participação Especial:​

  • Profª. Dra. Izabel Petraglia

  • Profª. Dra. Maria Cândida Moraes

Filosofia e outros saberes - dialogando com Edgar Morin_final_2024

Primeira Aula Aberta Disponível Abaixo

Ementa e Objetivo

Conversar com os participantes e com Edgar Morin, a respeito da necessidade da filosofia e do filosofar na vida das pessoas, é o objetivo deste curso. Para que? Para reforçarmos nossas convicções a respeito, com vistas a possíveis ações voltadas à garantia da manutenção desses dois aprendizados, ao menos na educação escolar, que devem caminhar juntos: o de conteúdos da Filosofia e o do filosofar.

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Concepção do Programa

Os conteúdos e atividades do presente curso estão agrupados em quatro módulos, de 02 h/a cada um, descritos abaixo, perfazendo um total de 20 h (incluídas as leituras sugeridas).


Módulo 00 – 31/10/2023

(Grátis disponível no canal do YouTube do CEP Edgar Morin @cepedgarmorin)
Morin e a Necessidade da Filosofia


Módulo 01 – 20/02/2024

Necessidade/importância do aprendizado de filosofia e do filosofar na companhia de Edgar Morin. Alguns textos de várias obras.


Módulo 02 – 27/02/2024

Pensando com Morin sobre o conhecimento do conhecimento a partir de textos escolhidos dos volumes 3 e 4 de “O Método”. Implicações para a educação.


Módulo 03 – 05/03/2024

Pensando com Morin sobre o ser humano a partir de textos escolhidos do volume 5 de “O Método”. Implicações para a educação.


Módulo 04 – 12/03/2024

Pensando com Morin sobre Ética a partir de textos escolhidos do volume 6 de “O Método”. Implicações para a educação. Considerações finais.

Observação: os textos escolhidos serão disponibilizados para os participantes ao menos com dois dias de antecedência de cada encontro para servirem de pontos de partida para as “conversas”, exceto no caso do primeiro módulo.

 

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Público-alvo

Os principais destinatários deste curso são professores(as), educadores (as) de todos os níveis e modalidades de ensino, bem como gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa educacional.

Também profissionais de outras áreas do conhecimento interessados em pesquisa, em Complexidade, em Filosofia e o filosofar.

Formato

O curso será totalmente virtual, com quatro aulas síncronas, de 02h cada; elas ocorrerão às terças-feiras, das 20 às 22h, nos dias 20, 27 de fevereiro, 05 e 12 de março de 2024 e as gravações ficarão disponíveis aos cursistas por mais uma quinzena, para quem não conseguiu participar no momento da ‘live’ e proceder as consultas necessárias.

Também serão apresentados textos de autoria do professor, além de outras indicações de leitura para o aprofundamento teórico desejado.

Metodologia

O curso está organizado em quatro módulos, os quais serão ministrados através ‘lives’ virtuais, levantando-se questões e estimulando o debate por parte dos participantes.

Todos os módulos serão complementados por leituras indicadas e deverão ter uma estrutura flexível e adaptada às demandas e necessidades dos participantes, no sentido de garantir os aspectos conceituais, os recursos comunicacionais e as estratégias didáticas.

Através da criação de situações que facilitem a interação e a expressão das próprias inquietações, necessidades e expectativas dos participantes serão geradas dinâmicas de discussão, de aplicação, de criação e comunicação de experiências. 

Comentário reflexivo-crítico

Após assistir às aulas e estudar o material disponibilizado, o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, de até 2.000 (dois mil) caracteres com espaço, fazendo conexões entre os temas tratados nas aulas e a sua experiência profissional, seja ela docente ou não, até 30 dias após o curso.

Avaliação e Certificação

Os certificados serão disponibilizados a partir de 45 dias, do término do curso. Para receber o certificado de 20 horas, o(a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico à secretaria do CEP Edgar Morin.

Currículos

Priscila Gonsales

Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1968), Mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Foi professor associado na PUCSP, de 1974 a 2006 e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, de 2003 a 2020.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia da educação, ensino de filosofia e educação para o pensar. Tem muitos livros, capítulos e artigos publicados

Seu mais recente livro intitulado: Ensinar filosofia e a filosofar: necessidade urgente. Está disponível para download gratuito no site do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias – NEFI – UERJ.

Priscila Gonsales

Profª. Dra. Izabel Petraglia

Izabel Petraglia possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1998), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França (2001). Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa. Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas:

Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Organizações de Aprendizagem e, Pensamento Complexo.

Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP e Coordenadora do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, CNPq. Participa de Associações Nacionais e Internacionais e Grupos de Pesquisa, como Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação Internacional para o Pensamento Complexo (APC).

Priscila Gonsales

Prof.ª Dra. Maria Cândida Moraes

MARIA CÂNDIDA MORAES é Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN.

Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).

Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.

É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições