IA Educação e Complexidade: Religando Saberes

  • Profª. Priscila Gonsales
  • Prof. Ale Costa Barbosa
  • Profª. Dora Kaufman
  • Prof. Marcelo Buzato
IA, EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE - RELIGANDO SABERES

IA, EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE - RELIGANDO SABERES_02

EMENTA

Em busca de uma visão transdisciplinar e ecossistêmica da educação contemporânea, este curso tem como missão apontar caminhos que contemplem a necessária e urgente religação de saberes, já pontuada por Morin no início dos anos 2000.  Diante das constantes transformações da sociedade digital nesta terceira década do século XXI, vivenciamos novas configurações nas relações sociais, cada vez mais mediadas por plataformas de inteligência artificial pertencentes a poucas e gigantes empresas. É tempo de repensar e revisitar conceitos, paradigmas e práticas educativas.  É tempo de repensar o ser humano.

Os saberes em destaque são Educação, Inteligência Artificial (IA) e Pensamento Complexo, compreendidos como três vastos campos de conhecimento que, em inter-relação, suscitam o aprofundamento sobre entrelaçamentos e retroações que permeiam processos não apenas sociais, mas também econômicos, políticos, culturais, bem como questões étnicas, psicológicas e ambientais.

Frequentemente apontada como fonte de “inovação” para o ensino, a IA precisa ser compreendida pela Educação para além de uma visão utilitarista e “bancária” para transmissão e apreensão de conteúdos disciplinares. Nesse sentido, a atualidade recorrente do Pensamento Complexo nos permite transcender e compreender como os avanços das aplicações de inteligência artificial (IA) baseada no Big Data e no processamento de linguagem natural trazem um novo contexto para a cultura digital e, consequentemente, para a educação em sua função de formar cidadãos da Terra, cidadãos planetários, como nos diz Morin.

Sabemos que natureza e cultura não são campos separados e, nesse sentido de coletividade, é preciso que tenhamos um olhar crítico para as tecnologias e suas linguagens contemporâneas visando encontrar caminhos em prol do bem comum. Por meio do pensamento complexo, é possível evidenciar questões éticas e paradoxais em educação nas quais o aprender a “ser” e a “conviver” se tornam ainda mais imprescindíveis.

ATENÇÃO

Esse curso terá vagas limitadas, sendo o mínimo de 20 participantes.
GARANTA RAPIDAMENTE A SUA VAGA!

Módulo 01 – 13/06 - das 18h às 20h

Educação diante da complexidade da IA

Priscila Gonsales

Módulo 02 – 15/06 - das 18h às 20h

Plataformização, dataficação e soberania digital

Priscila Gonsales e Ale Costa Barbosa

Módulo 03 – 20/06 - das 18h às 20h

Ética e regulação da IA

Priscila Gonsales e Dora Kaufman

Módulo 04 – 22/06 - das 18h às 20h

Letramentos digitais de IA

Priscila Gonsales e Marcelo Buzato

Público-alvo

Os principais destinatários deste curso são professores(as), educadores (as) de todos os níveis e modalidades de ensino, bem como gestores/as, coordenadores/as pedagógicos, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação interessados nas questões epistemológicas relacionadas aos processos de construção de conhecimento. Também profissionais da área de educação ambiental e de outras áreas do conhecimento interessados na temática.

Formato

O curso será totalmente virtual, com quatro aulas síncronas, de 2h cada; elas ocorrerão nos dias 13, 15, 20 e 22 junho, das 18 h às 20 h, e as gravações serão disponibilizadas aos cursistas por mais uma quinzena, para quem não conseguiu participar no momento da ‘live’ e queira proceder às consultas necessárias. Também serão apresentados textos de autoria das referidas professoras, além de outras indicações de leitura para o aprofundamento teórico e a composição da carga-horária de 20h/aula.

Metodologia

O curso está organizado em quatro módulos, os quais serão ministrados através de ‘lives’ virtuais, levantando-se questões e estimulando o debate por parte dos participantes. Todos os módulos serão complementados por leituras indicadas e deverão ter uma estrutura flexível e adaptada às demandas e necessidades dos participantes, no sentido de garantir os aspectos conceituais, os recursos comunicacionais e as estratégias didáticas. Através da criação de situações que facilitem a interação e a expressão das próprias inquietações, necessidades e expectativas dos participantes serão geradas dinâmicas de discussão, de aplicação, de criação e comunicação de experiências.

Comentário reflexivo-crítico

Após assistir às aulas e estudar o material disponibilizado, o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico na plataforma, de até 2.000 (dois mil) caracteres com espaço, fazendo conexões entre os temas tratados nas aulas e a sua experiência profissional, seja ela docente ou não, até 30 dias após o encerramento do curso.

Certificação

Os certificados serão disponibilizados em PDF, para download, a partir de 45 dias após o término do curso. Para receber o certificado de 20 horas, o(a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico às professoras responsáveis pelo curso.

Currículos

Priscila Gonsales

Prof.ª Priscila Gonsales

Priscila Gonsales é doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, em período de bolsa sanduíche (CAPES) na Universidade de Bristol, no Reino Unido. Mestre em Inteligência Artificial, Educação e Impactos Éticos pela PUC-SP e em Educação, Família e Tecnologias pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, organização que atua desde 2011 na promoção da educação aberta e dos direitos digitais. Autora do livro “Inteligência (além da) Artificial: educar para o pensar complexo” (2022).

Priscila Gonsales

Prof. Alexandre Costa Barbosa

Alexandre Costa Barbosa é fellow de soberania digital pelo Weizenbaum-institut em Berlim. Foi assessor especialista do Comitê Gestor da Internet no Brasil, gerenciando estudos sobre plataformização da educação no Brasil e pesquisador sênior em inovação pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Coordena a frente de governança de dados do Núcleo de Tecnologia do MTST.

Priscila Gonsales

Prof.ª Dora Kaufman

Dora Kaufman é professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC SP e convidada na Fundação Dom Cabral. Doutora em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP com “Bolsa Sanduíche” (CAPES) na Université Paris-Sorbonne IV.  Mestre em Comunicação e Semiótica – PUCSP. Autora dos livros “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” (2019),  “Desmistificando a IA” (2022) e colunista da Época Negócios em IA.

Priscila Gonsales

Prof. Marcelo El Khouri Buzato

Marcelo El Khouri Buzato é professor livre-docente no Programa de Linguística Aplicada, linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias no Instituto de Estudos da Linguagem na UNICAMP. Doutor em Lingüística Aplicada pela UNICAMP, com estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em San Diego em 2015-2016. Atualmente é Professor livre-docente da UNICAMP, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa CNPq LiTPOS – Linguagens, Tecnologias e Pós-humanismo.  

REFERÊNCIAS

AFONSO, A. J. Novos Caminhos para a Sociologia: Tecnologias em Educação e Accountability Digital. Dossiê Democracia, Escola e Mudança Digital: Desafios da Contemporaneidade. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/CsLPjh5kQQGHbZYLKybK87r/.

ÁLVAREZ-HERNÁNDEZ, G.; PÉREZ-ZAPATA, O. Plataformización y gestión “platafórmica”: una discusión de las condiciones de trabajo en una plataforma cualificada. Revista Espanola de Sociologia (RES), n. 30, v. 3, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/res/article/view/86008/65770.

AMIEL, Tel et al. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. Perspectiva, v. 39 n. 3, p. 1, jul./set. 2021. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/42133/1/ARTIGO_ModosAdesaoAbrangencia.pdf.

ANGELINI et al. Privacidade e proteção aos dados pessoais de crianças e adolescentes na Internet: marco legal e ações estratégicas para prover direitos na era digital. In: LATERÇA, P. et al. (Coord.) Privacidade e Proteção de Dados de Crianças e Adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro; Obliq. 2021. Disponível em:
https://www.dataprivacybr.org/wp-content/uploads/2021/11/ppd_criancas_its_ compressed1.pdf.

BERRÍO-ZAPATA, C.; RODRIGUES, A. C. P.; GOMES, L. R. G. Plataformas, Plataformização e Ecossistemas de Software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais. ISKO Brasil, v. 6, p. 361-371, 2019 Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/125315

BUZATO, M. K. Dadificação, visualização e leitura do mundo: quem fala por nós quando os dados falam por si? Linguagem em foco, v. 10, n. 1, p. 83- 92, 2018. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1191/1007

COBO, C. Aceito as condições: usos e abusos das tecnologias digitais. Tradução: Maria Alicia Rossi. São Paulo: Santillana, 2020. Disponível em: https://fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2020/11/AceitoAsCondicoes.pdf

CONE, L. et al. Pandemic Acceleration: Covid-19 and the emergency digitalization of European education. European Educational Research Journal, sep. 1, 2021. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/14749041211041793

COULDRY, N.; MEJÍAS, U. The cost of connection. How data is Colonizing Human Life and Appropriating it for Capitalism. Stanford: Stanford University Press, 2019. Disponível em https://law.unimelb.edu.au/__data/assets/pdf_file/0008/3290381/Couldry-and-Mejias-Preface-and-Ch-1.pdf

EVANGELISTA, R. Prólogo. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Educação e Tecnologias Digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. São Paulo: CGI.br, 2021. p. 19-34. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/20211124201927/estudos-setoriais-educacao-e-tecnologias-digitais.pdf

FACER, K.; SELWYN, N. Digital Technology and the Futures of Education: Towards ‘Non-Stupid’ Optimism. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://research.monash.edu/en/publications/digital-technology-and-the-futures-of-education-towards-non-stupi

GONSALES, P. Inteligência além da artificial: educar para o pensar complexo. São Paulo: Z Edições, 2022.

GONSALES, P.; AMIEL, T. Educação na contemporaneidade: entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, n. 2, ano 12, out. 2020. Disponível em https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20201110120042/panorama_setorial_ano-xii_n_3_inteligencia_artificial_educacao_infancia.pdf

GUGGENBERGER, N. Essential Platforms. Stanford Technology Law Review, v. 24, n. 2, p. 237-343, 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/Delivery.cfm/SSRN_ID3864214_code2409814.pdf?abstractid=3703361&mirid=1

KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

KAUFMAN, Dora. Um projeto de futuro. Revista Piauí, 22 out. 2021c. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/um-projeto-de-futuro/.

KAUFMAN, Dora. Supervalorização e demonização da inteligência artificial – desviam a atenção dos danos reais e comprometem os benefícios. Época Negócios, 1 out. 2021d. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/IAgora/noticia/2021/10/caetano-veloso-canta-os-algoritmos-de-inteligencia-artificial.html.

KAUFMAN, Dora. Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. Revista de Comunicação da Fapcom, 2021e. Disponível em: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/453.

KWET, M. Digital colonialism: US empire and the new imperialism in the Global South. Race & Class, v. 60, n. 4, p. 3-26, 14 jan. 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0306396818823172?-journalCode=racb.

LIMA, S. Educação, Dados e Plataformas: Análise descritiva dos termos de uso dos serviços educacionais Google e Microsoft. São Paulo: Iniciativa Educação Aberta, 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/4012539/files/IEA_relatorio_ed_dados_plat-v2.pdf?download=1.

MEIRELES, A. V. Algoritmos e autonomia: relações de poder e resistência no capitalismo de vigilância. Opinião pública, v. 27, n. 1, p. 28-50, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/vryT7RHCQ8q8RvYXF3zKvZS/.

MINTZ, A. G. Midiatização e plataformização: aproximações. Novos Olhares, v. 8, n. 2, p. 98-109, 2019. Disponível em https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/150347

PRETTO, N. et al. Plataformização da educação em tempos de pandemia. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Educação e Tecnologias Digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. São Paulo: CGI.br, 2021. p. 221-250. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/20211124201927/estudos-setoriais-educacao-e-tecnologias-digitais.pdf.

SCHIFF, D. Education for AI, not AI for Education: The Role of Education and Ethics in National AI Policy Strategies. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-021-00270-2

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.

UNESCO Institute for Information Technologies in Education (UNESCO IITE). Personal data security technical guide for online education platforms. UNESCO IITE: Paris, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373892?posInSet=1&queryId=5ffa9486-34de-4c2d-a7bb-20ed316b218b.

UNITED NATIONS (UN). The Abidjan Principles. 21 mar. 2019b. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5c2d081daf2096648cc801da/t/61484ef2125d785da37eb98d/1632128758265/ABIDJAN+PRINCIPLES_+ENGLISH_August2021.pdf.

UNITED NATIONS (UN). Comitê dos Direitos da Criança. Comentário Geral n. 25 sobre os Direitos das Crianças em relação ao ambiente digital. Tradução: Instituto Alana. New York: UN: 2021. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wpcontent/uploads/2022/01/comentario-geral-n-25-2021.pdf

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M. The platform society. New York: Oxford University Press, 2018. WATTERS, A. Teaching Machines: the history of personalized learning. Cambridge: MIT Press, 2021.

WILLIAMSON, B. Big Data in Education: the digital future of learning, policy and practice. London: Sage, 2017.

WILLIAMSON, B.; EYNON, R. Historical threads, missing links, and future directions in AI in education. Learning, Media and Technology, v. 45, n. 3, p. 223-235, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2020.1798995?scroll=top&needAccess=true

ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism. The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: Public Affairs, 2019.