Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana

Professores:

  • Maria Cândida Moraes
  • Patrícia Limaverde
  • Juan Miguel Batalloso

Cronograma

Agosto: 7,14, 21,28 (quartas-feiras)

Setembro: 4,11,18, 25 (quartas-feiras)

Horário

das 20h00 às 22h00

Carga Horária

40 horas

Modalidade

Online pela plataforma Zoom, do CEP Edgar Morin.

Ementa

Vivemos tempos de crises, beligerâncias, violências, conflitos e guerras. Crises de natureza ecológica, social, econômica, sanitária, existencial e espiritual e que nos levam a questionar o verdadeiro sentido da vida e da existência humana, pois todas essas crises nos afetam em todos os sentidos de nossas vidas, revelando a exaustão da natureza e os limites da irracionalidade humana. Elas trazem consigo mudanças, transformações e metamorfoses e nos ajudam a perceber que somos uma comunidade de destino e de vida, nas palavras de Edgar Morin.

Assim, o mundo vem mudando muito rapidamente e a educação, todavia, não consegue acompanhar o ritmo da mudança. Por sua vez, a escola não vem dando conta nem das velhas e muito menos das novas demandas civilizacionais.

Mas, é preciso mudar! E o momento é agora! Tempo difícil é tempo de novas escolhas! É preciso fazer as escolhas certas, no momento certo. Atuar de maneira urgente, competente, consciente e comprometida com as mudanças civilizatórias necessárias, para que possamos reimaginar um futuro comum, mais sustentável para todos.

Mas, para tanto, é preciso mudar a nossa visão de mundo, a nossa cosmovisão, promover a reforma paradigmática necessária e que precisa estar balizada por uma reforma do pensamento e do conhecimento, por uma nova racionalidade, o que exige novas práticas educacionais, a partir de novos fundamentos da ciência.

É neste sentido que pretendemos colaborar oferecendo este curso sobre o Paradigma Educacional Ecossistêmico e que traz consigo uma nova matriz científica, uma visão ecossistêmica, complexa e transdisciplinar do mundo e da vida. Um paradigma que concebe as escolas como comunidades de aprendizagem solidária para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, inovador, espaços capazes de integrar a ecologia ambiental, a ecologia social e a ecologia humana que é, ao mesmo tempo, cognitiva, emocional e espiritual. Sem uma visão integradora dos processos individuais, ecológicos, sociais, cósmicos e espirituais fica difícil compreender que somos uma comunidade de destino e de vida e que temos uma Terra-Pátria comum.

O Paradigma Educacional Ecossistêmico tem, por finalidade, oferecer uma educação humanista pautada em novas dinâmicas reflexivas, iluminadas por novos enfoques curriculares que religam a dimensão cognitiva às habilidades de resolução dos problemas, à inovação, à criatividade, trabalhando, simultaneamente, o desenvolvimento da aprendizagem social, ecológica, emocional e espiritual. Ele nos ajuda a compreender a nossa condição humana, cósmica e terrestre ao trabalhar com uma epistemologia da complexidade e da transdisciplinaridade, que favorece a construção de uma ecologia de saberes para o desenvolvimento da aprendizagem humana. Sugere a criação de novos cenários para uma aprendizagem emocionalmente mais saudável, criativa, instigante e inovadora, que leve em conta a necessidade de novos enfoques pedagógicos, compreensivos, autoeco e heteroformadores.

O mundo mudou, a educação e a escola precisam mudar para responder aos novos desafios e às novas demandas civilizatórias.  Regenerar a escola, educar a compreensão, ir além de seus muros, construir novos espaços de aprendizagem, promover o desenvolvimento humano centrado na vida e a tudo o que está ao se redor, são condições fundamentais para uma nova cidadania planetária que cultive o diálogo, a inclusão, a equidade, a diversidade, a esperança e o bem-viver.

Venha conosco participar desta celebração!

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Objetivos do Curso

Pretende-se:

  1. Sensibilizar e conscientizar a respeito da potencialidade do Paradigma Educacional Ecossistêmico para a mudança paradigmática das práticas educacionais;
  2. Proporcionar elementos filosóficos e epistemológicos necessários à compreensão dos aspectos teóricos e práticos da complexidade e da transdisciplinaridade, como elementos estruturantes do Paradigma Educacional Ecossistêmico.
  3. Compreender o tipo de racionalidade intrínseca ao pensar complexo na educação e suas consequências pedagógicas, didáticas e curriculares, bem como nos sistemas de gestão e na dinâmica da escola.
  4. Contribuir para a fundamentação da Pedagogia Ecossistêmica, ou da Ecopedagogia, pautada na complexidade e na transdisciplinaridade, objetivando a revitalização dos ambientes educacionais e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem;

Colaborar com a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), resgatando-se a ideia de que os sistemas educacionais necessitam estar a serviço de um tipo de sociedade mais sustentável, responsável e solidária e de uma ecologia planetária que favoreça o diálogo, a inclusão, a diversidade, que valorize a ética do cuidado, da não-separatividade e que promova o bem-viver;

Formato

O curso será totalmente virtual, com oito aulas síncronas, de 02h cada que ocorrerão nos dias 07, 14, 21, 28 de agosto e nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro de 2024, mais precisamente, às quartas-feiras.

É proibido fazer download da atividade e captação de áudio e imagens, bem como a socialização do link de acesso a pessoas não inscritas na atividade.

Mais detalhes pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp +5511999312132.

Metodologia

O curso está organizado em oito módulos, os quais serão ministrados através de ‘lives’ virtuais, levantando-se questões e estimulando o debate por parte dos participantes. Todos os módulos serão complementados por leituras indicadas e deverão ter uma estrutura flexível e adaptada às demandas e necessidades dos participantes, no sentido de garantir os aspectos conceituais, os recursos comunicacionais e as estratégias didáticas.

Para Quem É?

Os principais destinatários deste curso são professores(as), educadores (as) de todos os níveis e modalidades de ensino, bem como gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação. Também para aqueles profissionais de outras áreas do conhecimento interessados na mudança paradigmática da ciência e seus efeitos na construção de novas identidades humanas e na criação de novos ambientes de aprendizagem capazes de propugnarem horizontes civilizatórios para a humanidade

Cronograma

Os conteúdos e atividades do presente curso estarão distribuídas em oito módulos, a seguir discriminados.

Módulo 01

  • Introdução: O mundo mudou e a educação? Contextualizando a problemática mundial, as transformações e demandas planetárias atuais. Crises civilizatórias e a necessidade de se buscar novas vias para se construir um novo humanismo planetário, capaz de promover as reformas necessárias direcionadas ao bem-viver.  Paradigma Educacional Ecossistêmico: Justificando a escolha.

Modulo 02

  • Pressupostos ontológicos e epistemológicos derivados das Ciências Complexas e suas influências na educação; (Incerteza, subjetividade, intersubjetividade, complexidade, contextualismo, dialogia, visão sistêmica, ecológica e relacional; realidade hologramática, autoeco-organização, causalidade circular recursiva e retroativa, e ontologia complexa).

Módulo 03

  • Epistemologia da complexidade e implicações na educação. – Operadores cognitivos para um pensar complexo; Conhecer e aprender como processos complexos e autoeco-organizativos; reconstruindo os cenários epistemológicos dos processos de ensino e aprendizagem;

Módulo 04

  • Da Disciplinaridade à Transdisciplinaridade; os pilares da transdisciplinaridade; A Carta da Transdisciplinaridade e implicações pedagógicas;

Módulo 05

  • Perspectivas teóricas implícitas no Paradigma Educacional Ecossistêmico (Dialógica; Ecológica e relacional; Inter e Transdisciplinaridade; Multirreferencialidade; Solidariedade, Alteridade e Inclusão; Coevolução, Parceria e Religação; Ética; Emergência e Transcendência); – Dimensão axiológica do Paradigma Ecossistêmico; Por uma nova ecologia da aprendizagem humana.

Módulo 06

  • Educação transdisciplinar: A complexidade de nossa condição humana; Educação Transdisciplinar e categorias de ação: Aprendizagem integrada; Contextualismo; Currículo em ação; Ecologia da ação; Dialogia processual; Autoeco-organização, Ética; Multirreferencialidade e Ecoformação. Encíclica Laudato Si e suas contribuições para a educação transdisciplinar;

Módulo 07

  • Práticas pedagógicas transdisciplinares: Novos cenários de aprendizagem e atos de currículo.  Escolas transdisciplinares, criativas e transformadoras; Laboratórios vivenciais; Aulas Integradas: arte, corpo e criatividade; Pedagogia de Projetos; A teia curricular; outros aspectos importantes da Educação Ecossistêmica; O compromisso socioambiental e cultural.

Módulo 08

  • Aberto às discussões, sínteses, esclarecimentos, descrições sobre novas práticas pedagógicas ecossistêmicas etc.

Certificação

Os certificados serão disponibilizados em PDF, a partir de 01 de novembro de 2024. Para receber o certificado de 40 horas, o(a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico aos professoras responsáveis pelo curso.

Currículos

Priscila Gonsales

Patrícia Limaverde

Bióloga, mestre em Educação: Currículo (PUC-SP), doutora em Educação (UCB-DF) com estágio na Universitat de Barcelona. Fez pós-doutorado no GRECOM (UFRN), Grupo de Estudos e Pesquisas da Complexidade, com estágio junto ao Prof. Dr. Humberto Maturana, no Instituto Matríztica, Santiago do Chile. É professora da Universidade Estadual do Ceará vinculada ao Centro de Educação.

Atualmente coordena o grupo de extensão e pesquisa Teia Socioambiental trabalhando com etnocurrículos, políticas educacionais curriculares e educação ambiental crítica. Professora do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia – PROFBIO/UECE. Membro do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM – UFRN). Investigadora nas áreas de Educação, com ênfase em Currículo, Ensino de Ciências, Arte-educação e Etnocurrículos.

Priscila Gonsales

Prof. Dr. Juan Pablo Batalloso

Professor Primário, habilitação acadêmica com a qual obteve acesso direto ao Corpo Docente da EGB em 1972. Desde 1992 exerce a função de Conselheiro Escolar, tendo obtido o grau de Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha), com a defesa da tese “La SAFA de Rio tinto (1970-1973).

Educação personalizada e libertadora na bacia mineira de Huelva. Bases de um novo paradigma educacional para o século XXI” uma extensa pesquisa de História da Educação e Pedagogia Social na qual trabalhou por mais de seis anos e na qual obteve a qualificação de Destaque “Cum Laude”.
Ao longo de trinta e cinco anos de profissão docente, exerceu as mais diversas responsabilidades e funções educativas que vão desde Professor do Ensino Primário a
áreas rurais para Diretor de Escola em sua própria cidade, também ensinando inúmeras
Cursos de Formação de Professores, atividade que tem vindo a ser compatibilizada com diversas atividades de cariz social e cultural.
Os últimos dez anos da sua atividade laboral docente foram dedicados ao exercício profissional da Orientação Educacional, exercendo a função de Chefe do Departamento de Orientação de dois Institutos de Ensino Secundário, cargo que obteve por Concurso da Oposição.
Publicou vários livros, vários artigos e ministrou inúmeros cursos e conferências sobre Função Tutorial, Avaliação Educacional, Educação em Valores, Compreensão de Leitura
e Educação Transdisciplinar.
Atualmente seus estudos giram em torno de temas de Pedagogia Social, Teoria Educacional, Complexidade e Transdisciplinaridade. Participou em diversas ocasiões de cursos, congressos e seminários na Espanha, Portugal, Brasil, México, Peru e Chile, países nos quais desenvolveu, entre outras atividades, diversas conferências e cursos de formação de professores sobre “Autoestima e Educação em Valores” , “Bases para um novo paradigma educacional”,
“Razão, sensibilidade e educação”, “Passando fronteiras educacionais”, “Atualização do pensamento e da obra de Paulo Freire”, “Ética e educação”, etc. Pertence ao Grupo de Pesquisa ECOTRANSD da Pontifícia Universidade Católica de Brasília da qual participa colaborando em publicações, pesquisas e Cursos de Pós-Graduação. Ele faz parte do Conselho Acadêmico Internacional de “Universitas Nueva Civilización”, a Universidade Virtual de Santiago do Chile, onde leciona um Curso de Orientação Educacional e Profissional.
Priscila Gonsales

Prof.ª Dra. Maria Cândida Moraes

MARIA CÂNDIDA MORAES é Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN.

Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).

Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.

É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições