Palestra A CIDADANIA DIGITAL E AS QUALIDADES EMERGENTES DA COMPLEXIDADE DO TERCEIRO MILÊNIO
Data: 19 de maio de 2025 – segunda-feira
20h às 21h30
LOCAL – sala do Zoom

Quem Estará Conosco?

Prof. Dr. Massimo Di Felice
É professor titular da Universidade de São Paulo, ministrando aulas no Programa em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e na graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Sociologia – Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação. Nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras Paisagens pós- urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar (2009), Pós humanismo (2010) e Redes Digitais e Sustentabilidade – as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais, a publicação dos livros: Do público para as redes (2008) e Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017); a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro: A cidadania digital publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020), em italiano (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) e em inglês (Mimesis International) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais. É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus).
PÚBLICO-ALVO E PROMOÇÃO
Essa atividade procurará reunir docentes e demais profissionais da Educação, pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema. Será uma realização conjunta do Centro de Pesquisa Internacional Atopos, da USP – www.atopos.com.br e do CEP Edgar Morin www.cepedgarmorin.com
FORMATO E METODOLOGIA
A atividade será online e síncrona, com interação em tempo real entre os participantes, por meio da plataforma zoom e será gravada, ficando disponível oportunamente. A duração prevista da atividade é de 1h30 min. aproximadamente. A atividade será gravada, disponibilizada em seguida e transmitida simultaneamente pelo canal do YouTube do CEP Edgar Morin.
INVESTIMENTO
Atividade gratuita aos associados, amigos do CEP Edgar Morin e interessados em geral.
CERTIFICAÇÃO
Será oferecido certificado de 02 horas atividades aos inscritos, que assim desejarem, após 30 dias da realização da atividade. A solicitação deve ser encaminhada à secretaria do CEP Edgar Morin pelo e-mail [email protected] com os dados do participante.