PALESTRA INAUGURAL – 2025 Escola da Complexidade, Escola da Diversidade: Pedagogia da Comunicação

Prof. Dr. Juremir Machado da Silva*

17 de fevereiro de 2025 – segunda-feira

20h às 21h30

Escola da complexidade, escola da diversidade: pedagogia da comunicação - PALESTRA INAUGURAL – 2025

Quem Irá Ensinar Nesse Curso?

Prof.ª Dra. Vera Lúcia Simão

Prof. Dr. Juremir Machado da Silva

Graduado em Jornalismo e em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Sociologia, pela Université Paris Descartes e doutorado em Sociologia – Université Paris V René Descartes. Professor titular da PUCRS onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Atua na Sociologia da Cultura, sociologia da mídia, sociologia política e sociologia do imaginário. Tradutor, romancista, radialista, cronista e tradutor para o Brasil de quatro dos seis volumes de O Método, de Edgar Morin. Publicou cerca de 50 livros, três deles traduzidos para o francês. Entre seus livros mais conhecidos estão “Anjos da perdição, futuro e presente na cultura brasileira” (Ed. Sulina), “Getúlio” (Record), “História regional da infâmia” (L&PM), “1930, águas da revolução” (Record), “Vozes da Legalidade, política e imaginário na era do rádio” (Sulina), “A sociedade ‘midíocre’, passagem ao hiperespetacular – o fim do direito autoral, do livro e da escrita” (Sulina), “Jango, a vida e a morte no exílio” (L&PM), “Raízes do conservadorismo brasileiro” (2017) e “A memória e o guardião” (2020). Apresentou, de 2010 a 2020, o programa de política e sociedade Esfera Pública, na Rádio Guaíba de Porto Alegre. Publicou de 2000 a 2022 uma coluna no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, no qual coordenou o suplemento cultural Caderno de Sábado. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paul Valery de Montpellier (2023) e, atualmente compõe o time de colunistas do Jornal Matinal, em Porto Alegre.

EMENTA

O livro de Juremir Machado que dá o título a essa palestra, é composto de 29 textos, sendo que o primeiro, “Abrir janelas”, nos remete a seguinte reflexão: “(…) as separações disciplinares tenderão a ser quebradas, prevalecendo a transdisciplinaridade, que, como sustenta Edgar Morin, é mais do que a soma das partes, não se reduzindo tampouco a uma aproximação de disciplina com algum interesse comum. O conhecimento transdisciplinar é uma potente fusão produtora de novas sínteses e compreensões.

Essa escola da complexidade não se limitará a tentar explicar os acontecimentos e fenômenos, mas cuidará também de compreender o vivido. Morin destaca que a explicação remete a procedimentos abstratos, lógico-dedutivos, fundamentais para o entendimento de relações de causalidade. A compreensão, porém, remete ao concreto, ao empírico, ao sentido, ao singular, às significações particulares. A escola da complexidade, de tendência moriniana, só poderá ser hologramática: a parte está no todo, que está na parte. A célula está no organismo, que está na célula. Articular a parte e o todo é o grande desafio daquele que quer se iniciar nos mistérios do mundo”. E, daí em diante, o autor nos provoca a refletir sobre a necessidade de uma pedagogia da comunicação que deverá estar presente na escola da complexidade, invariavelmente, escola da diversidade.

 

PÚBLICO-ALVO

Essa atividade do CEP Edgar Morin procurará reunir docentes e demais profissionais da Educação, pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema.

FORMATO E METODOLOGIA

A atividade será online e síncrona, com interação em tempo real entre os participantes, por meio da plataforma zoom e será gravada, ficando disponível oportunamente. A duração prevista da atividade é de 1h30 min. aproximadamente. Os inscritos receberão o link de acesso após confirmação da inscrição. A atividade será gravada, disponibilizada em seguida e transmitida simultaneamente pelo canal do youtube do CEP Edgar Morin.

 

INVESTIMENTO

Atividade gratuita aos associados, amigos do CEP Edgar Morin e interessados em geral.

 

CERTIFICAÇÃO

Será oferecido certificado de 02 horas atividades aos inscritos, que assim desejarem, após 30 dias da realização da atividade. A solicitação deve ser encaminhada à secretaria do CEP Edgar Morin pelo e-mail [email protected] com os dados do participante.