COMPLEXIDADE, SUSTENTABILIDADE, ESG (ENVIROMENNTAL, SOCIAL, GOVERNANCE)

Professora Convidada:

Prof. Dra. Liliam Maria Born

Participação Especial:​

  • Profª. Dra. Izabel Petraglia

  • Profª. Dra. Maria Cândida Moraes

Ementa

O contexto atual e a força da emergência climática nos leva a buscar compreender uma trajetória de modo transdisciplinar, tendo como referência o pensamento complexo. A preocupação com o planeta Terra e as diferentes ações que culminaram no desenvolvimento da concepção de sustentabilidade nas dimensões Ambiental, Social e de Governança, chegando à concepção de ESG (Enviromenntal, Social, Governance) como perspectiva para o mundo corporativo.

Objetivos

Geral:
Refletir a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos a fim de compreender as implicações sobre a sociedade em geral, mas de modo específico, o mundo corporativo pelas lentes do pensamento complexo, de Edgar Morin.

Específicos:

  • Reconhecer, de modo crítico, a trajetória que trouxe o planeta ao estado de carência de cuidados ambientais atual;
  • Elaborar a própria concepção de sustentabilidade a partir das ideias de autores de diversas linhas de pensamento;
  • Reconhecer as relações entre sustentabilidade e ESG, buscando relações com o pensamento complexo;
  • Identificar as dimensões do ESG (Ambiente, social e governança) associando-os às boas práticas no mundo corporativo e ao cotidiano de todo cidadão.

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Concepção do Programa

Os conteúdos e atividades do presente curso estão agrupados em quatro módulos, de 1h30 h/a cada um, perfazendo um total de 20 h (incluídas as leituras sugeridas).


Módulo 01 – 21/03/2024

  • O contexto do século XX: o caminho para a emergência climática. Iniciativas para tratar das questões ambientais e seus reflexos nos processos sociais.

Módulo 02 – 28/03/2024

  • A visão complexa de mundo e a compreensão dos processos de transformação da Terra, das sociedades, das empresas.

Módulo 03 – 04/04/2024
  • A Sustentabilidade e o ESG: origens, desenvolvimento e aproximações com a complexidade.

Módulo 04 – 11/04/2024

  • Sustentabilidade, ESG: temas, boas práticas no mundo corporativo.

 

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais de todas as áreas envolvendo as ocupações diversas dentro de um sistema corporativo. Acolhe pesquisadores, além de profissionais da educação, em todas as funções por eles exercidas e níveis de atuação. O tema do curso indica um campo emergente para profissionais que buscam transição de carreira.

Também profissionais de outras áreas do conhecimento interessados em pesquisa, em Complexidade, em Filosofia e o filosofar.

Formato

O curso será totalmente virtual, com quatro aulas síncronas, de 1h30 cada; elas ocorrerão às quintas-feiras, das 20 às 21:30h, nos dias 21, 28 de março e 4, 11 de abril e as gravações ficarão disponíveis aos cursistas durante uma quinzena para quem não conseguiu participar no momento da ‘live’ ou quiser proceder as consultas necessárias.
É proibido fazer download da atividade e captação de áudio e imagens, bem como a socialização do link de acesso a pessoas não inscritas na atividade.

Metodologia

O curso se desenvolverá de modo dinâmico, utilizando o apoio de slides que servirão como roteiro de construção do pensamento, casos já vividos a respeito do tema do dia, questões reflexivas para estimular a participação e o debate entre os participantes. Também serão apresentadas indicações de leitura para o aprofundamento teórico desejado.

Comentário reflexivo-crítico

Após assistir às aulas e estudar o material disponibilizado, o (a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, com até 2.000 (dois mil) caracteres com espaços, fazendo conexões entre os temas tratados nas aulas e a sua experiência profissional, independente de qual seja, até 30 dias após o curso.

Avaliação e Certificação

Os certificados serão disponibilizados a partir de 45 dias, do término do curso. Para receber o certificado de 20 horas, o (a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico à secretaria do CEP Edgar Morin.

Currículos

Priscila Gonsales

Sobre a Professora Liliam Maria Born

  • Exerceu atividade intensa como professora da educação básica por 27 anos em escolas públicas e privadas sempre ligada às disciplinas e ações conectadas com as questões ambientais.
  • É professora do Ensino Superior com larga experiência na formação de profissionais da educação, da administração, RH, Marketing e outros. Atua também em pós-graduações da Pós on line da PUCPR e de programas de extensão da PUC-RIO.
  • Doutora em Educação pela PUCPR com ênfase na formação de professores para a educação ambiental com base no pensamento complexo de Edgar Morin e as contribuições de Enrique Leff e Papa Francisco com a encíclica Laudato Si’.
  • Mestre em Educação pela PUCPR com ênfase no Pensamento complexo e a formação de professores.
  • Especialista em Currículo e Prática Educativa pela PUC-RIO.
  • Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUCPR.
  • Licenciada em Ciências – habilitação plena em Química pela PUCPR.
  • Certificada em Gestão Estratégica e Sustentabilidade pela PUC-RIO.
  • Certificada em Gestão de Riscos e Gestão ESG e Sustentabilidade Corporativa por Roberto Roche e Associados.
  • Pesquisadora do CEPEM e do Grupo PEFOP da PUCPR.
Priscila Gonsales

Profª. Dra. Izabel Petraglia

Izabel Petraglia é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.

Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.

Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.

É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.

Priscila Gonsales

Prof.ª Dra. Maria Cândida Moraes

MARIA CÂNDIDA MORAES é Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN.

Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).

Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.

É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições

REFERÊNCIAS

ALVES, Ricardo R. Sustentabilidade e Mercado Verde: a transformação do mundo em que vivemos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento Sustentável: das origens à agenda 2030. Petrópolis, RJ: 2020.

BARBOSA, Christina; LOPES, Sonia. Sustentabilidade: gestão estratégica na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.

CRUZ, Augusto. Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa. São Paulo: Scotecci, 2022.

HARRACA, Paula. Os 7 Cs da competitividade consciente: o poder transformador do ESG para gerar lucro e se tornar uma empresa melhor. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

IGREJA CATÓLICA. Papa (2013- : Francisco). Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 18 out. 2015.

LEFF, Enrique (Coord.). A complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolf. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução de Silvana Cobussi Leite. São Paulo Cortez, 2010c.

MORAES, Maria Cândida. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-41.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999a.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2ª ed. Tradução Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

VOLTOLINI, Ricardo. Vamos falar de ESG? Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial. Ebook. Belo Horizonte: Voo, Editora Doyen, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=sEtVEAAAQBAJ&pg=PT80&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 04/01/2024.