Palestra: Carta da Terra no Projeto Político Pedagógico: Mudanças Climáticas e Crises Humanitárias

DATA: 28/05 – TERÇA-FEIRA, às 20H.

Inter_e_Transdisciplinaridade_-_capa_3D

Quem Irá Ensinar Nesse Curso?

OPPENHEIMER: O FILME

PROFª. Dra. Elisabete Campos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia com especialização em orientação, supervisão e administração escolar. Atuou na educação básica e na Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo/SP, tendo assumido cargo de chefia. Participou da elaboração e implementação de diversas políticas educacionais do município, como a Proposta Curricular e Programas de formação em serviço de professores e gestores escolares. Atuou como docente em cursos de licenciatura e pós-graduação Lato e Stricto Sensu em diversas IES. Foi membro dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEFE-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da FE/USP; Grupo de Pesquisa Formação de Profissionais da Educação: Pesquisa-Formação da UNISANTOS; Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire da UMESP, o qual retomou em 2019 como Líder. Foi líder também do Grupo de Pesquisa Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação da UMESP. Dedica-se ao estudo do pensamento de Paulo Freire para fundamentar investigações sobre políticas, processos e práticas educacionais, tendo como recorte a Carta da Terra na Educação. É membro da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação, da REDELUSO e da Teia Carta da Terra, um movimento que une pessoas e instituições que atuam com a Carta da Terra, para popularizar, significar e praticar seus princípios para o enfrentamento dos desafios educacionais, ecológicos, econômicos, políticos e sociais que vivemos na atualidade. Participa do “Observatório de Políticas Educacionais: Planejamento Regional e Governança Democrática para a Qualidade da Educação no Grande ABC”, desenvolvido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e outras instituições, com apoio da FAPESP.

PÚBLICO-ALVO

Essa atividade do CEP Edgar Morin procurará reunir docentes, gestores, pesquisadores e profissionais das diversas áreas do conhecimento, especialmente das Ciências, Humanas e Sociais. A palestra é recomendada para a comunidade escolar e comunidade acadêmica, científica, como docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados no tema da sustentabilidade, do meio ambiente, da complexidade da vida, da crise planetária que assola o planeta e, de seus impactos na Educação.

FORMATO E METODOLOGIA

A atividade será online e síncrona, com interação em tempo real entre os participantes, por meio da plataforma zoom e será gravada, ficando disponível oportunamente. A duração prevista da atividade é de 1h30 min. aproximadamente. Os inscritos receberão o link de acesso após confirmação da inscrição.

É proibido fazer download da atividade e captação de áudio e imagens.

INVESTIMENTO

Atividade gratuita aos associados, amigos do CEP Edgar Morin e interessados em geral.

Mais detalhes pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp +55 61 98124-1822

CERTIFICAÇÃO

Será oferecido certificado de 02 horas atividades aos inscritos, que assim desejarem, após 30 dias da realização da atividade. A solicitação deve ser encaminhada à secretaria do CEP Edgar Morin pelo e-mail [email protected] com os dados do participante.