Curso: Introdução ao Pensamento Complexo & Implicações Educacionais

Profa. Dra. Izabel Petraglia e Profa. Dra. Maria Cândida Moraes
Curso: Introdução ao Pensamento Complexo e Implicações Educacionais

Curso: Introdução ao Pensamento Complexo e Implicações Educacionais

Ementa

Educação, cultura e sociedade são sistemas complexos, cujo funcionamento envolve diferentes áreas do conhecimento humano, o que exige um olhar mais profundo e abrangente para a solução de seus problemas. Nossa realidade educacional é também de natureza complexa e, portanto, relacional e interdependente, o que exige um tratamento compatível com a complexidade de sua natureza.

O problema é que estamos acostumados a perceber e a interpretar o mundo a partir de uma visão tradicional da ciência que fragmenta e disjunta, que compreende a realidade visível como sendo estruturada, ordenada, estável e os acontecimentos como sendo previsíveis e pré-determinados.

O Pensamento Complexo contrapõe-se a tudo isso. Ele não separa, mas unifica e busca compreender as relações existentes entre os diversos aspectos da vida. Trata-se de um pensamento que integra diferentes modos de pensar, opondo-se a qualquer mecanismo disjuntivo e fragmentador da realidade. Ele considera as influências internas e externas e, ainda enfrenta a incerteza, as emergências e as contradições, sem deixar de conviver com a solidariedade dos fenômenos ocorrentes.

É ainda mais, pois subjacente às raízes do Pensamento Complexo existem explicações científicas capazes de fundamentar o processo de construção do conhecimento, o desenvolvimento da aprendizagem, o conhecimento em rede, os processos de formação e de gestão, a autonomia e a criatividade, dentre outros aspectos importantes. Essas explicações científicas influenciam o pensamento humano em direção a uma nova construção e reconstrução não apenas da educação, mas, sobretudo, a um melhor reposicionamento do sujeito diante do mundo e da vida, a partir de uma compreensão mais adequada do que seja a realidade e o significado de nossa própria humanidade.

Hoje, já não é possível, ignorar as implicações deste arcabouço científico que envolve os conceitos de complexidade, dinâmica não-linear, auto-organização, incerteza e emergência, processos estes presentes no cotidiano da vida, como também em nossas salas de aula.

Todo processo de construção de conhecimento traz consigo a incerteza, o inesperado, o novo, algo que pode surgir, já que não podemos predizer como ele se apresentará. E para melhor compreensão destas categorias científicas, pretendemos iniciar este trabalho dialogando sobre estas temáticas, dando os primeiros passos de um caminho cheio de desafios, mas também de grande esperança para reforma do pensamento e das instituições educativas.

Objetivos

Sensibilizar e conscientizar a respeito da potencialidade do Pensamento Complexo para a mudança do paradigma educacional vigente, bem como propiciar condições para catalisar mudanças significativas que levem os participantes a repensar suas práticas pedagógicas no sentido de melhorar sua qualidade e a resgatar o sentido da vida nos ambientes educacionais.

Discutir sobre os principais desafios e dificuldades que se apresentam no desenvolvimento deste Pensamento, tanto na área educacional como nas organizações, em geral.

Público-alvo

Os principais destinatários deste curso são professores(as), educadores (as) de todos os níveis e modalidades de educação, bem como gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, estudantes e trabalhadores que atuam em instituições educacionais, interessados em incorporar em suas propostas a temática da complexidade.

Destina-se também àquelas pessoas vinculadas à administração pública e privada interessadas em políticas governamentais relacionadas à educação, ao meio ambiente e à sustentabilidade em geral. Gestores, líderes em geral de organizações e instituições dos diversos segmentos da sociedade civil, que estejam comprometidos com as incertezas dos tempos futuros e a necessária mudança de perspectiva e visão de mundo.

Concepção do Programa

Os conteúdos e atividades do presente curso estão agrupados em quatro módulos descritos abaixo, perfazendo um total de 20 h.

Modulo 01 – Morin e Introdução ao Pensamento Complexo (5h).

  • Introdução
  • Edgar Morin: vida e obra em suas perspectivas
  • O político, o sociólogo, o artista, o filósofo humanista
  • O cientista, o educador, o pensador crítico centenário
  • Origem e contextualização da epistemologia da complexidade
  • Conclusões inconclusas

Modulo 02 – Complexidade e educação: as contribuições de Edgar Morin para a transformação do pensamento pedagógico (5h).

  • Introdução
  • Pensamento Complexo: coerência, rigor a abertura epistemológica
    Conceituando complexidade
  • Característica da complexidade
  • Operadores cognitivos para um pensar complexo
  • Complexidade e educação: alguns desdobramentos e implicações
  • Conclusões inconclusas

Módulo 03 – Desafios para um pensar complexo em educação (5h).

  • Introdução
  • Mas, o que é um pensar complexo?
  • Como enfrentar os desafios de um pensar complexo em educação?
  • Como pensar complexo sobre a pandemia do coronavírus e as demandas por uma outra política de educação?
  • Como articular epistemologia à prática pedagógica?
  • Concluindo, provisoriamente
  • Referências

Módulo 04 – Pesquisa, Práticas e Interações (5h).

  • Introdução
  • Dúvidas Emergentes e Problematização
  • Contextualização
  • Críticas e Sugestões
  • Proposições

Cada módulo terá uma apresentação síncrona a respeito da temática, com duração prevista de 2h, acrescida de textos autorais para leitura e aprofundamento temático. As leituras e os comentários críticos-reflexivos deverão compor as demais 12 horas restantes previstas para o curso, totalizando as 20 horas planejadas. Todos os módulos contarão com a participação das professoras doutoras Izabel Petraglia e Maria Cândida Moraes, respectivamente.

Formato

O curso será totalmente virtual e será constituído por quatro aulas síncronas, com duração de 2h cada; estas aulas (lives) ocorrerão nos dias 18, 25 de maio, 01 e 08 de junho.

Também serão apresentados textos de autoria das referidas professoras, além de outras indicações de leitura para o aprofundamento teórico desejado.

Metodologia

O curso está organizado em 4 Módulos, os quais serão ministrados através palestras virtuais, levantando-se questões e estimulando o debate por parte dos participantes.

Todos os módulos serão complementados por atividades práticas e deverão ter uma estrutura flexível e adaptada às demandas e necessidades dos participantes, no sentido de garantir os aspectos conceituais, os recursos comunicacionais e as estratégias didáticas para levar à prática uma formação desde a vida e para a vida, a partir de um Pensar Complexo e Transdisciplinar.

Através da criação de situações que facilitem a interação e a expressão das próprias inquietações, necessidades e expectativas dos participantes serão geradas dinâmicas de discussão, de aplicação, de criação e comunicação de experiências.

Comentário reflexivo-crítico

Após assistir às aulas e estudar o material disponibilizado, o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico na plataforma, de até 2.000 (dois mil) caracteres com espaço, fazendo conexões entre os temas tratados nas aulas e a sua experiência profissional, seja ela docente ou não, até o dia 30 de julho de 2022.

Certificação

Os certificados serão disponibilizados em PDF, para download, a partir de 10 de agosto de 2022. Para receber o certificado de 20 (vinte) horas, o(a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico às professoras responsáveis pelo curso.

Cronograma

Corpo Docente

Profa. Dra. Izabel Petraglia e Profa. Dra. Maria Cândida Moraes