A CARTA DA TERRA NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Datas e Horários

Diálogo Brasil e Moçambique

Curso: A Carta da Terra no Contexto da Emergência Climática
Profa. Dra. Elisabete Campos
Participação: Profa Dra. Izabel Petraglia
Datas: 11/08, 25/08, 08/09, 22/09, 06/10 e 20/10.
Horário Moçambique: Das 19h às 21h
Horário Brasília: Das 14h às 16h
Equipe Moçambique – Coordenação:
Dinis Mandevane; Crescêncio Ernesto Tamele e Josela Capassura Bande

A CARTA DA TERRA NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

EMENTA

Histórico da Carta da Terra. O conceito de complexidade no contexto das crises sanitárias, ambientais, humanitárias e suas interconexões. Conceitos de Ser Humano histórico e social. O papel da Educação frente à emergência climática. Pedagogia, Ecopedagogia, Educação para a Sustentabilidade e Consciência Crítica. A educação transformadora considerando a Carta da Terra como eixo central. Princípios fundamentais da Carta da Terra: respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade, visando à construção de sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas, fortalecendo a democracia, não violência e paz.

Objetivo Geral:

Construir novos referenciais para atuar com os princípios da Carta da Terra, analisando a responsabilidade individual e coletiva, assumindo a construção da consciência crítica para estabelecermos outros padrões de vida no planeta, tecendo possibilidades para uma educação crítica, transformadora.  

Objetivos Específicos:

  • Compreender a relevância dos princípios da Carta da Terra no contexto da crise climática, tendo em vista a formação crítica de pessoas comprometidas com a sustentabilidade da vida no planeta.
  • Tecer considerações sobre o conceito de sustentabilidade e como esse conceito se insere na Carta da Terra.
  • Articular a Ecopedagogia com os princípios da Carta da Terra para formação do cidadão planetário.
  • Compreender a contribuição do conceito de complexidade para analisar a realidade como um todo, considerando a interação entre as diferentes dimensões e saberes tendo em vista os direitos da natureza e a problemática emergente da justiça climática.
  • Desenvolver a consciência crítica para analisar dados divulgados por instituições científicas sobre a crise climática mundial, suas causas, consequências e ações possíveis.

Organização do curso

O curso será totalmente virtual, com aulas síncronas de 2h cada, que ocorrerão às segundas-feiras, das 19h às 21h (horário de Moçambique) e das 14h às 16h (horário de Brasília) nos dias 11/08, 25/08, 08/09, 22/09, 06/10 e 20/10.

Carga horária total de 20 horas, sendo: 12 horas de aulas síncronas e 8 horas para leituras, estudos e produção de texto reflexivo ao final do curso.

Certificação

Os participantes receberão certificado de 20 horas, emitido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin-São Paulo.

Quem Estará Conosco?

Cesar Augusto Amaral Nunes

Elisabete Ferreira Esteves Campos

Pedagoga, doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Membro da Associação Carta da Terra internacional, da Teia Carta da Terra, da REDELUSO e participa do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin.  É autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos. Realiza palestras em instituições educacionais.

Cesar Augusto Amaral Nunes

Izabel Petraglia

Possui graduação em Pedagogia pela PUC/SP (1985), graduação em Psicologia pela Unip (1998), mestrado em Educação (Currículo) pela PUC/SP (1991), doutorado em Educação pela USP (1998) e Pós-doutorado pelo Centre Edgar Morin, da EHESS, em Paris, França (2001). Mais de 35 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 25 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e em Administração. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa. Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Organizações de Aprendizagem e, Pensamento Complexo. Atualmente é Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa Edgar Morin, em São Paulo, Brasil. É membro do Comitê Científico Internacional da Fundação Edgar Morin, da UNESCO, Paris, França. É autora e organizadora de 15 livros, tais como: Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Ed. Vozes, 13ª edição, 2021) e Pensamento Complexo e Educação (Ed. Livraria da Física Editora, 2013). Escreveu e publicou 40 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 55 capítulos de livros, além de ter organizado diversos dossiês temáticos em periódicos nacionais e internacionais.