Curso CorpoS & Complexidade: a Decolonialidade em Questão

ENTRE 17 DE SETEMBRO A 8 DE OUTUBRO DE 2024
TERÇAS-FEIRAS, DAS 19H30 ÀS 21H30,

CorpoS e Complexidade a decolonialidade em questão-02

Quem Irá Ensinar Nesse Curso?

OPPENHEIMER: O FILME

PROF. DR. EDUARDO COSTA

  • Doutor e Mestre em Ciências: Saúde da Criança – IFF/FIOCRUZ – M.S.;
  • Psicomotricista Educacional e Clínico há quase 40 anos;
  • Pesquisador da obra de Edgar Morin há mais de 25 anos;
  • Criador da Formação em TransPsicomotricidade (Psicomotricidade com base no Pensamento Complexo e na Transdisciplinaridade) há 23 anos e Coordenador da Pós-graduação & Formação em TrPm Educacional – FACOP;
  • Docente de várias Pós-graduações no Brasil;
  • Organizador de vários livros em Psicomotricidade e autor de vários artigos e capítulos de livros;
  • Moderador do grupo Edgar Morin no Facebook com mais de 13000 participantes e do perfil no Instagram em homenagem ao centenário de Morin: @edgarmorin2021 com mais de 3000 seguidores.

EMENTA E OBJETIVO

Corporeidades e Pensamento Complexo – TransPsicomotricidade: Corpos Vivos na Reforma do Pensamento – Decolonizando/Complexificando o Pensamento e as Práticas em Educação e Saúde – Corpos Invisíveis e Subalternizados – Epistemicídios em Ciência – Regime Petrossexoracial e Somatopolítico.

OBJETIVOS GERAIS

Refletir sobre o movimento decolonial/da reforma do pensamento, a partir do ponto de vista das corporeidades e seu papel na construção dos valores sociais e da personalidade de cada um de nós, assim como na manutenção ou rechaço às opressões e dominações;

Contribuir para a desconstrução dos preconceitos inibidores da incursão por outros olhares e concepções de mundo e de ciência, favorecendo um exercício científico decolonial, que converge intensamente com a concepção de Pensamento Complexo de Morin.

JUSTIFICATIVA

Em um momento pleno de reflexões e revisões sobre as bases epistemológicas e técnicas em que temos nos apoiado para a construção de pesquisas e premissas científicas, é oportuno abrir um espaço dialógico, pautado nas premissas do Pensamento Complexo, voltado para a decolonialidade dos conceitos sobre o lugar do corpo na vida social, assim como sobre a invisibilização de algumas corporeidades que são impedidas de ter voz nos ambientes acadêmicos, procurando meios de reverter essa realidade de epistemicídios em direção à Reforma do Pensamento proposta por Morin.

METODOLOGIA

O curso está organizado em 4 módulos de encontros semanais online, com aulas síncronas, por meio da plataforma zoom, com apoio de slides, levantando-se questões e estimulando o debate por parte dos participantes. As aulas serão seguidas de discussões e comentários, após as apresentações.

Os módulos serão complementados por leituras indicadas e deverão ter uma estrutura flexível e adaptada às demandas e necessidades dos participantes, no sentido de garantir os aspectos conceituais, os recursos comunicacionais e as estratégias didáticas.

Por meio da criação de situações que facilitem a interação e a expressão das próprias inquietações, necessidades e expectativas dos participantes serão geradas dinâmicas de discussão, de aplicação, de criação e comunicação de experiências. 

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

Os conteúdos, as atividades e reflexões do presente curso estão agrupados em 04 (quatro) módulos, de 02 h/a cada um, descritos a seguir, perfazendo um total de 20 h (incluídas as leituras sugeridas).

Módulo 1 – 17/setembro/2024 – CorpoS visíveis e invisíveis.

Conceitos, preconceitos e decolonizações.

Módulo 2 – 24/setembro/2024 – DESconstrução e Renovação das referências

Pensamento Complexo: religação e ressignificação de saberes

Módulo 3 – 01/outubro/2024 – Disphoria Mundi: Decolonialidade em questão

Convidadxs…

Módulo 4 – 08/outubro/2024 – Implicações na pesquisa e nas ações para a Reforma do Pensamento

 Qual(is) seu(s) papel(is)?

FORMATO

O curso será totalmente virtual, com aulas síncronas de 02h cada e ocorrerão às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, de 17 de setembro a 8 de outubro de 2024 e as gravações ficarão disponíveis aos cursistas até fim de novembro, para quem não conseguiu participar no momento da ‘live’ e/ou desejar proceder às consultas necessárias.

COMENTÁRIO REFLEXIVO-CRÍTICO

Após participar das aulas e estudar os textos indicados, o (a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, de até 2.000 (dois mil) caracteres com espaços, fazendo conexões entre os temas tratados nas aulas e a sua experiência profissional, seja ela docente ou não, até 30 dias após o término do curso.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão disponibilizados a partir de 30 dias, do término do curso. Para receber o  certificado de 20 horas, o (a) cursista deverá enviar o seu comentário reflexivo-crítico à secretaria do CEP Edgar Morin.

REFERÊNCIAS

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidades. São Paulo: Pólem, 2019

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Feusp, 2005. (Tese de doutorado)

COSTA, Eduardo. Breviário do Corpo Vivo.  Rio de Janeiro: Revista Espiral IEC v.4, p.91-100, 2020

_____________. Conexões em Psicomotricidade: TransPsicomotricidade – entre, através e além da Educação e da Clínica. Buenos Aires: Corpora Ediciones, 2019

FANON, Franz. Peles negras, máscaras brancas. Salvador : EDUFBA, 2008

MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Soc estado [Internet]. 2016Jan;31(1):75–97. Available from: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100005

MORIN, Edgar. O Método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2002

___________. Os Sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000

MIGNOLO, Walter. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto. In S. C. Gómez & R. Grosfoguel (Orgs.), El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Colombia: Siglo del Hombre Editores, 2007

NOGUERA, Renato & ALVES, Luciana. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. Educ Real [Internet]. 2019;44(2):e88362. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-623688362

PRECIADO, Paul Beatriz. Dysphoria Mundi: O som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social IN: B.S. Santos e M. Meneses (eds.) Epistemologias do Sul. Coimbra – Portugal: Almedina, 2010

QUILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019

SERRES, Michel. Variações sobre o Corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004

SOUSA SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez,1995

INVESTIMENTO

R$367,00 (trezentos e quarenta e sete reais)

O valor pode ser pago à vista com pix ou em 3 parcelas pelo PagBank (com juros do banco).

Pesquisadores associados ao CEP Edgar Morin terão desconto de 30% no valor total do investimento, ficando em R$256,90.

 

O CURSO SERÁ OFERECIDO COM O MÍNIMO DE 10 ALUNOS INSCRITOS.