DOMÍNIO DO POSSÍVEL: ENSINANDO A VIVER

Professora Convidada:

Profa. Dra. Maximina M. Freire (PUC-SP)      

Participação Especial:​

  • Profª. Dra. Izabel Petraglia

  • Profª. Dra. Maria Cândida Moraes

Ementa

A leitura de “Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação”, de Edgar Morin, sugere o quanto educação e sociedade estão interligadas e o quanto questões como compreensão, conhecimento, humanização, ecologia, crises e bem-viver devem fazer parte de nossas preocupações, se visamos a uma reforma do pensamento. Por isso, nesta apresentação, propomos uma reflexão sobre a obra em foco e discussão sobre temas que, complexamente, articulam sociedade e educação.

Para mais informações e inscrições, acesse uma das opções abaixo:

Público-alvo

Essa atividade do CEP Edgar Morin procurará reunir docentes, gestores, pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em complexidade humana, pesquisa científica, ecologia, ética, educação e humanidades, em geral.

Formato

A atividade será online e síncrona, com interação em tempo real entre os participantes, por meio da plataforma zoom e será gravada, ficando disponível por mais uma semana para ser revista pelos cursistas que assim desejarem. Depois disso, a gravação não estará mais disponível.

É proibido fazer download da atividade e captação de áudio e imagens, bem como a socialização do link de acesso a pessoas não inscritas na atividade.

A duração prevista da atividade é de 1h30 min. aproximadamente e, após a apresentação da professora, será aberto o debate para as considerações e interações entre os participantes. Os inscritos receberão o link de acesso após confirmação da inscrição.

INVESTIMENTO

R$87,00 à vista por pix ou TED diretamente ao CEP Edgar Morin ou boleto bancário pelo PagBank:

Mais detalhes pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp +5511999312132.

Certificação

Será oferecido certificado de 02 horas atividades aos inscritos, após 30 dias da realização da atividade. A solicitação deve ser encaminhada à secretaria do CEP Edgar Morin pelo e-mail [email protected] com os dados do participante.

Currículos

Priscila Gonsales

Maximina Maria Freire

Possui graduação em Letras (Português – Inglês) e em Pedagogia; mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação, pelo Ontario Institute for Studies In Education, da University of Toronto.

É Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Lingüística Aplicada, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando em docência, pesquisa, extensão e orientação, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores em/para contextos presenciais, híbridos, remotos e digitais; planejamento, implementação e avaliação de interfaces digitais e ambientes digitais de ensino-aprendizagem; tecnologia educacional; CALL; CMC; educação a distância; design educacional complexo, abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa de pesquisa; ensino-aprendizagem de idiomas; complexidade e transdisciplinaridade, transmídia e transletramento.

É líder do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (www.gpeahfc.com), cadastrado no Diretório CNPq, desde 2010. É Diretora de Projetos e membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin.

Priscila Gonsales

Profª. Dra. Izabel Petraglia

Izabel Petraglia é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.

Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.

Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.

É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.

Priscila Gonsales

Prof.ª Dra. Maria Cândida Moraes

MARIA CÂNDIDA MORAES é Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN.

Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).

Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.

É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições

REFERÊNCIAS

ALVES, Ricardo R. Sustentabilidade e Mercado Verde: a transformação do mundo em que vivemos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento Sustentável: das origens à agenda 2030. Petrópolis, RJ: 2020.

BARBOSA, Christina; LOPES, Sonia. Sustentabilidade: gestão estratégica na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.

CRUZ, Augusto. Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa. São Paulo: Scotecci, 2022.

HARRACA, Paula. Os 7 Cs da competitividade consciente: o poder transformador do ESG para gerar lucro e se tornar uma empresa melhor. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

IGREJA CATÓLICA. Papa (2013- : Francisco). Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 18 out. 2015.

LEFF, Enrique (Coord.). A complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolf. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução de Silvana Cobussi Leite. São Paulo Cortez, 2010c.

MORAES, Maria Cândida. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-41.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999a.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2ª ed. Tradução Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

VOLTOLINI, Ricardo. Vamos falar de ESG? Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial. Ebook. Belo Horizonte: Voo, Editora Doyen, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=sEtVEAAAQBAJ&pg=PT80&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 04/01/2024.