INTRODUÇÃO AO MÉTODO:

A Natureza da Natureza – Vol-01

Para quem é esse Curso?
Os principais destinatários desse curso são profissionais das ciências humanas e sociais, pesquisadores, docentes e estudantes das diversas áreas do conhecimento interessados no estudo e aprofundamento do tema do Pensamento Complexo, de Edgar Morin.

Método 01 - A Natureza da Natureza

O QUE VOCÊ APRENDERÁ NO CURSO?

Módulo 1 – Reflexões sobre a Cultura de Paz.

1. Como uma Educação para a Cultura de Paz pode contribuir para desenvolver com crianças e jovens uma proposta para viver o presente sem violência e em paz?

2. De que modo promover a ampliação da consciência em relação ao bem-viver e conviver em nosso planeta?

3. Como a educação pode enfrentar as múltiplas influências da sociedade?

4. Os sujeitos aprendizes estão aptos a perceber e reconhecer os diferentes aspectos políticos, econômicos, culturais, demográficos, étnicos, religiosos nas pautas do cotidiano?

5. Como se defender e enfrentar a Cultura de Violência tanto em nível local como global?

Módulo 2 – O Futuro da Terra e o Caminhar em Direção à Educação para a Cultura de Paz

Objetivo:
Apresentar as relações entre violência, insatisfação e insustentabilidade em nossa sociedade, a partir de perspectivas de transformação, contribuindo para a emergência de um novo paradigma, de um novo modelo de desenvolvimento e de uma educação emancipadora voltada para a cultura de paz.

Módulo 3 – Proposta educacional

Entrar no barco e navegar por ilhas que conhecemos e pelas desconhecidas – mudança paradigmática pautada na ciência da complexidade, da transdisciplinaridade e na visão ecossistêmica do mundo e da vida
Objetivos:
Refletir sobre a urgência da metamorfose e a necessidade de novas práticas pedagógicas baseadas no Pensamento Complexo, na transdisciplinaridade de uma educação emancipadora, que contribua para a construção de uma proposta educacional em sintonia com um novo Paradigma Ecossistêmico.

Módulo 4 – É possível ensinar a cultura da paz? O Bem Viver: uma proposta global

Objetivo:
Apresentar valores do bem-viver que se afirma na tríade: viver em aprendizagem e convivência com a natureza, em harmonia consigo mesmo e com o planeta.

Módulo 5 – Princípios para pensar o futuro. Mudando de via, mudando de vida: Contribuições do Pensamento Complexo

Objetivo:
Refletir sobre as crises do presente, a fim de enfrentar novas perspectivas para mudarmos de via por meio da proteção ao planeta e da humanização da sociedade.

Quem Irá Ensinar Nesse Curso?

Ensinar a Condição Humana

Wilson horvath

Professor e secretário do CEP Edgar Morin, no Brasil

Wilson horvath é professor e secretário do CEP Edgar Morin, diretor do Instituto Mix Sacomã.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento complexo e ensino de filosofia.

Ensinar a Condição Humana

Izabel Petraglia

Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.

Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.

Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.

É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.

Ensinar a Condição Humana

Maria Cândida Moraes

Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN

Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).

Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento.

É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.

É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes-RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação.

Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições

QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER ESTE CURSO?

O cursista terá acesso

a um curso inédito, com conteúdo exclusivo de temas relevantes e atuais nas Ciências Humanas, especialmente na Educação;

Terá direito a uma apostila

em pdf com textos autorais das Profas. Dras. Izabel Petraglia e Maria Cândida Moraes, para aprofundamento temático;

Será aluno (a) do(as) professor(as)

Izabel Petraglia e Maria Cândida Moraes, fundadoras e diretoras do CEP Edgar Morin, professoras de Pós-Graduação e autoras de diversos livros e trabalhos sobre o tema, com vasta experiência nos estudos da epistemologia complexa, de Edgar Morin. E da Professora Doutora Mariangelica Arone, especialista no tema e pesquisadora do Pensamento Complexo.

O aluno receberá

certificado de participação com a carga horária de 20h (somando-se as horas de leituras complementares).

Terá acesso a um rico debate

e reflexões sobre importante e emergente tema da atualidade, que preocupa educadores e gestores em Educação no Brasil e no mundo, a partir de uma visão humanista;

Com conteúdo 100% digital

poderá realizar o curso em tempo e local de sua conveniência;

Terá acesso a

todo o conteúdo do curso durante até 06 meses da data da aquisição e, poderá assistir quantas vezes desejar nesse período;

Cada módulo

integra 4 horas que corresponde às aulas gravadas complementadas por leituras de textos oferecidos na apostila, para aprofundamento dos conteúdos, além de outras indicações bibliográficas;

Outras Vantagens

  • N

    Garantia de 7 dias;

  • N

    Certificado de conclusão de curso de 20 horas;

  • N

    Estude do seu jeito e em qualquer dispositivo;

  • N

    23 aulas de conteúdo original;

Clique agora e adquira Hoje Mesmo esse curso exclusivo.

© 2022 ~ 2024. Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin. Todos os Direitos Reservados.