Curso Epistemologia da Complexidade E a Pesquisa educacional
Com as Professoras Doutoras


Descubra como a Pesquisa Educacional está relacionada ao Pensamento Complexo
O QUE VOCÊ APRENDERÁ NO CURSO?
Hoje sabemos que paradigma, epistemologia e método são elementos inseparáveis, constituintes de uma trilogia que não pode ser rompida. A epistemologia da complexidade desafia o pesquisador a repensar suas pesquisas a partir de estratégias metodológicas inovadoras, criativas, capazes de iluminar e oxigenar a produção cientifica, aproximando-a dos processos vitais, de métodos ‘in vivo’ e não ‘in-vitro’, em permanente processo de construção e reorganização constante.
E neste sentido, perguntamos: Como pesquisar a partir de métodos (ou estratégias) abertos à intuição, às emergências, ao acaso e às incertezas? Em pesquisa, é possível utilizar uma outra racionalidade que seja mais dialógica, não-linear, criativa, autoeco-organizadora e que traga consigo um método como caminho, como itinerância, em vez de uma lógica formal, linear, simplista e excludente com suas regras e padrões estabelecidos a priori?
A grande pergunta norteadora das discussões sobre este tema será:
No desenvolvimento da pesquisa educacional, como operar a passagem de uma metodologia pautada em uma racionalidade que privilegia a disjunção do saber e da vida, para uma inteligibilidade complexa baseada na interdependência entre sujeito e objeto do conhecimento, entre o sujeito cognoscente e os diferentes saberes teóricos, práticos e existenciais?
E ainda mais, como repensar os diversos procedimentos de pesquisa integrando a epistemologia da complexidade e a transdisciplinaridade? São questões fundamentais a serem discutidas durante o desenvolvimento deste Curso.
quem estará conosco?

Prof.ª Dra. Izabel Petraglia
Izabel Petraglia é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.
Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.
Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.
É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.

Prof.ª Dra. Maria Cândida Moraes
MARIA CÂNDIDA MORAES é Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN. Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).
Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.
É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições.
QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER ESTE CURSO?
O cursista terá acesso
A um curso inédito, com conteúdo exclusivo de temas relevantes e atuais nas diversas áreas do conhecimento, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais, com olhar reflexivo, especialmente à Educação.
Será aluno (a) das professoras
Izabel Petraglia, Maria Cândida Moraes, fundadoras e diretoras do CEP Edgar Morin, professoras de Pós-Graduação e autoras de diversos livros e trabalhos sobre o tema, com vasta experiência nos estudos da epistemologia complexa, de Edgar Morin.
O aluno receberá
Certificado de participação com a carga horária de 20h (somando-se as horas de leituras complementares) em cada curso, que corresponde a um volume da obra.
Poderá Estudar
A obra de um dos pensadores mais respeitados e influentes no pensamento planetário contemporâneo.
Terá acesso a um rico debate
Sobre importante e emergente tema da atualidade, que preocupa educadores e gestores em Educação no Brasil e no mundo, a partir de uma visão humanista, reflexiva e transformadora.
Terá acesso a
Todo o conteúdo do curso durante até 06 meses da data da aquisição e, poderá assistir quantas vezes desejar nesse período.
Com conteúdo 100% digital
O aluno poderá realizar o curso em tempo e local de sua conveniência.
OUTRAS VANTAGENS
-
Garantia de 7 dias;
-
Certificado de conclusão de curso de 20 horas;
-
Estude do seu jeito e em qualquer dispositivo;
-
17 aulas de conteúdo original;
Depoimentos de Alunos
Descubra os primeiros feedbacks dos alunos que participaram dos cursos do CEP Edgar Morin.