Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade em Educação: Convergências, Divergências e Complementaridades
CURSO: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade em Educação:
convergências, divergências, complementaridades.
É possível ampliar e diferenciar esses dois princípios epistemológicos, conceituá-los adequadamente, percebendo suas nuances e dimensões envolvidas, bem como suas respectivas implicações nos processos de construção do conhecimento e de ensino e aprendizagem?
O que esses princípios têm a ver com a crise civilizatória em que estamos envolvidos? E com a crise antropológica, social e ambiental que estamos vivendo? Os pensamentos disciplinar e multidisciplinar dão conta de resolver os problemas ecológicos, ambientais, sanitários e humanitários que tanto nos afligem?
Sabemos que não!
Nossos problemas são de natureza complexa e transdisciplinar, o que, por sua vez, requer soluções equivalentes, compatíveis com sua natureza epistemológica?
Necessitamos de um pensamento mais elaborado, mais aprofundado, de natureza interdisciplinar e transdisciplinar, capaz de gerar novos modos de conhecer a realidade, para que possamos dar conta dos desafios globais que afetam o nosso viver/conviver cotidiano.
Como humanidade, estamos perdendo o sentido da vida e colocando em perigo a nossa própria humanidade. Por outro lado, como espécie, nos tornamos perigosos demais para a vida no Planeta Terra. É preciso reverter esses processos. Ou cooperamos e nos solidarizamos, ou não teremos um futuro comum. É o que vários líderes mundiais têm nos alertado há tempos.
Urge reformar o pensamento para que possamos construir novas perspectivas civilizatórias. Para tanto, nossa sociedade necessita encontrar os meios de responder aos vários desafios, não apenas para a formação de novas identidades, mas também para o desenvolvimento da compreensão humana e o cultivo de novos valores, em um mundo cada dia mais interconectado e interdependente.
E o que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como princípios de reorganização epistemológica das disciplinas científicas, têm a ver com tudo isso? Sabemos que, como princípios epistemológicos, são instrumentos para a criação, construção e compreensão do conhecimento e da realidade.
Tenta-se, a partir desses princípios, resgatar a unicidade do conhecimento, superando sua fragmentação, reducionismo e disjunção, indo em busca de uma renovação paradigmática capaz de ressignificar as práticas pedagógicas desenvolvidas, a partir de uma nova matriz cognitiva que exige a reforma do pensamento tradicional que ainda prevalece na educação.
Entendemos a relevância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como instrumentos importantes de um movimento de renovação pedagógica em nível paradigmático.
Como a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade se manifestam ou se materializam na prática docente?
Como engajar o docente em um trabalho interdisciplinar ou transdisciplinar se ele não foi preparado para isso? Quando ele deverá optar por um ou outro? É possível trabalhar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade se o professor ainda não tem um domínio razoável do conteúdo de sua própria disciplina? O que tem a ver a epistemologia da complexidade com a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade?
Estas e outras questões serão devidamente trabalhadas neste curso.
O QUE VOCÊ APRENDERÁ NO CURSO?
Módulo 01 – O que é a Interdisciplinaridade?
- Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: definições e concepções;
- Princípios ontológicos, epistemológicos e metodológicos das diferenças;
- Perspectivas Holística e da Complexidade: encontros e desencontros.
Módulo 02 – Novas bases ontológicas e epistemológicas da Ciência.
- Mutações no estatuto ontológico do sujeito e do observador científico e suas consequências nos processos de construção do conhecimento;
- Pressupostos ontológicos e epistemológicos das Ciências da Complexidade.
- Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar;
Módulo 03 – O que é a transdisciplinaridade?
- Diferentes abordagens da transdisciplinaridade;
- Eixos constitutivos da transdisciplinaridade: níveis de realidade, complexidade e terceiro incluído.
- O pensamento transdisciplinar como compreensão e consciência do real.
- Importância da transdisciplinaridade para o enfrentamento dos desafios planetários;
- Pedagogia Transdisciplinar: Implicações da transdisciplinaridade no currículo, na didática, na formação e na docência.
Quem Irá Ensinar Nesse Curso?
Izabel Petraglia
Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN
Izabel Petraglia é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.
Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.
Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.
É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.
Maria Cândida Moraes
Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN
Maria Cândida Moraes é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.
Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).
Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.
É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes-RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação. Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições
QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER ESTE CURSO?
O cursista terá acesso
Terá direito a uma apostila
Será aluno (a) das professoras
Izabel Petraglia e Maria Cândida Moraes, fundadoras e diretoras do CEP Edgar Morin, professoras de Pós-Graduação e autoras de diversos livros e trabalhos sobre o tema, com vasta experiência nos estudos da epistemologia complexa, de Edgar Morin.
O aluno receberá
Terá acesso a um rico debate
Com conteúdo 100% digital
poderá realizar o curso em tempo e local de sua conveniência;
Terá acesso a
todo o conteúdo do curso durante até 06 meses da data da aquisição e, poderá assistir quantas vezes desejar nesse período;