Educação para uma Cultura de Paz
Para quem é esse Curso?
Os principais destinatários deste curso são professores(as), educadores (as) de todos os níveis e modalidades de ensino, bem como gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema da Cultura de Paz. Também profissionais das diversas áreas do conhecimento interessados em refletir sobre a paz nas sociedades contemporâneas.
O QUE VOCÊ APRENDERÁ NO CURSO?
Módulo 1 – Reflexões sobre a Cultura de Paz.
1. Como uma Educação para a Cultura de Paz pode contribuir para desenvolver com crianças e jovens uma proposta para viver o presente sem violência e em paz?
2. De que modo promover a ampliação da consciência em relação ao bem-viver e conviver em nosso planeta?
3. Como a educação pode enfrentar as múltiplas influências da sociedade?
4. Os sujeitos aprendizes estão aptos a perceber e reconhecer os diferentes aspectos políticos, econômicos, culturais, demográficos, étnicos, religiosos nas pautas do cotidiano?
5. Como se defender e enfrentar a Cultura de Violência tanto em nível local como global?
Módulo 2 – O Futuro da Terra e o Caminhar em Direção à Educação para a Cultura de Paz
Apresentar as relações entre violência, insatisfação e insustentabilidade em nossa sociedade, a partir de perspectivas de transformação, contribuindo para a emergência de um novo paradigma, de um novo modelo de desenvolvimento e de uma educação emancipadora voltada para a cultura de paz.
Módulo 3 – Proposta educacional
Entrar no barco e navegar por ilhas que conhecemos e pelas desconhecidas – mudança paradigmática pautada na ciência da complexidade, da transdisciplinaridade e na visão ecossistêmica do mundo e da vida
Objetivos:
Refletir sobre a urgência da metamorfose e a necessidade de novas práticas pedagógicas baseadas no Pensamento Complexo, na transdisciplinaridade de uma educação emancipadora, que contribua para a construção de uma proposta educacional em sintonia com um novo Paradigma Ecossistêmico.
Módulo 4 – É possível ensinar a cultura da paz? O Bem Viver: uma proposta global
Objetivo:
Apresentar valores do bem-viver que se afirma na tríade: viver em aprendizagem e convivência com a natureza, em harmonia consigo mesmo e com o planeta.
Módulo 5 – Princípios para pensar o futuro. Mudando de via, mudando de vida: Contribuições do Pensamento Complexo
Refletir sobre as crises do presente, a fim de enfrentar novas perspectivas para mudarmos de via por meio da proteção ao planeta e da humanização da sociedade.
Quem Irá Ensinar Nesse Curso?
Mariangelica Arone
Assessora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil
Doutora em Educação (Educação, Conhecimento e Formação LIPECFOR) pela Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Especialista em Didática em Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul, Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social.
Atualmente é professora do ensino superior e pesquisadora em Educação e complexidade. Atua na área educacional há 40 anos na formação de professores e na administração escolar.
Além disso, tem experiência na formação de profissionais da área da educação principalmente nos seguintes temas: Formação de Educadores, Educação e Complexidade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, Alfabetização e Letramento, Estudos sobre a Infância, Educação para uma Cultura de Paz.
Izabel Petraglia
Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França.
Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.
Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Mudanças climáticas.
É autora e organizadora de 15 livros, escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.
Maria Cândida Moraes
Diretora/Co-fundadora do CEP EDGAR MORIN
Possui Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975), título revalidado pela UNICAMP. Doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (1997-2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília (2007-2017).
Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, UMESP/CNPq e Pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Assessora de Planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento.
É pesquisadora do CNPq e da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015.
É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes-RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas e meia de conferências em sua área de atuação.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação.
Em 2019, recebeu o prêmio Ricardo Marin, da Associação de Criatividade da Espanha, (ASSOCREA), por suas importantes contribuições
QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER ESTE CURSO?
O cursista terá acesso
Terá direito a uma apostila
Será aluno (a) do(as) professor(as)
Izabel Petraglia e Maria Cândida Moraes, fundadoras e diretoras do CEP Edgar Morin, professoras de Pós-Graduação e autoras de diversos livros e trabalhos sobre o tema, com vasta experiência nos estudos da epistemologia complexa, de Edgar Morin. E da Professora Doutora Mariangelica Arone, especialista no tema e pesquisadora do Pensamento Complexo.
O aluno receberá
Terá acesso a um rico debate
Com conteúdo 100% digital
Terá acesso a
Cada módulo
Outras Vantagens
-
Garantia de 7 dias;
-
Certificado de conclusão de curso de 20 horas;
-
Estude do seu jeito e em qualquer dispositivo;
-
23 aulas de conteúdo original;